Carregando Post...

Entenda os níveis de proteção dos blindados no Brasil

Quando se fala de blindagem, no Brasil, logo surge um padrão: o nível III-A representa mais de 90% dos carros que saem das blindadoras. Apesar de haver outros nç­veis mais baratos (veja tabela abaixo), o III-A é o preferido, pois suporta tiros de qualquer arma de msão, mesmo as mais poderosas, como uma pistola calibre 9 mm – também utilizado em submetraladoras) ou um revólver .44 Magnum.

Isso permite que o motorista tenha certeza de que sairá ileso de qualquer assalto em situação de trânsito. Mas o custo é alto: na média, peso adicional de 150 kg em um sedã médio e preço a partir dos R$ 50.000.

Mas há opções mais baratas. Fornecida pela DuPont, a Armura é o exemplo mais conhecido de blindagem nível I. Segundo a empresa, ela adiciona só 90 kg e é até 50% mais barata. Além disso, as calhas dos vidros são as originais, devido ç  menor espessura dos vidros, e não há o risco da delaminação.

O problema é que o carro só pode encarar calibres .22 e .38, restritos aos revólveres menos letais. Se é verdade que é suficiente para a maioria dos assaltos comuns, por outro significa que o motorista precisar estar apto a identificar o tipo de arma na hora da abordagem.

Além dessas, há as blindagens II e II-A, que raramente são oferecidas nas blindadoras, e outras duas, superiores. A nível III tem uso restrito (só com autorização especial do Exército) e suporta tiros calibre 7.62 de fuzis FAL, AR-15 ou AK-47, enquanto a nível IV, proibida no Brasil, é capaz de resistir a granadas e calibres de uso militar, como o 12.7 mm (também conhecido como .50).

Lançada em maio, há ainda a tecnologia Udura, que não é uma blindagem completa, mas um composto balç­stico para ser usado na parte opaca. De acordo com o fabricante, ele é um fio de aramida baseado na fibra de carbono, que seria 20% mais leve que as mantas tradicionais.

Nç­veis de blindagens:


nível Inível II e II-Anível III-Anível IIInível IV
.22 (revólver)X
.38 (revólver)X
9 mm (pistola)X
357 Magnum (revólver)X
.44 Magnum (revólver)X
9 mm (submetralhadora)X
7.62 mm (fuzil)X
12.7 mm (metralhadora pesada)X

Por Alexandre Ule Ramos - https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/entenda-os-niveis-de-protecao-dos-blindados-no-brasil/#

Comentários

Deixe um Comentário


Fechar Mapa

Entre em Contato

Utilize um dos meios abaixo, será um prazer lhe atender

Telefone

(31) 3297-2866

(31) 9-9875.3259 (WhattsApp)

Email

contato@mgblindados.com.br

Localização

Rua Espinosa, 90 - Carlos Prates, Belo Horizonte - MG