Carregando Post...

Vidro blindado mais segurança necessária em dias violentos

O vidro blindado é utilizado em todos os tipos de lugares. Não só nos carros, que são alvos fáceis e adorados pelos bandidos. Muita gente tem procurado colocar vidro blindado também em residências e em locais empresariais, ou até mesmo nas guaritas de condomínios de todos os tipos.

Não se trata mais de luxo, ou de algo que a gente só vê em filme. Agora é questão de sobrevivência! Uma necessidade que ninguém queria ter, mas que nesses tempos de violência gratuita, não há outra alternativa. É lutar pela vida, ou morrer na mão de bandidos escrupulosos.

Afinal, o que é o vidro blindado?

A blindagem é uma forma de tornar o vidro mais resistente. Você já pode comprar o vidro pronto com essa proteção, ou pode tornar o seu vidro blindado.

O objetivo é torná-lo resistente a todo tipo de atrito, desde o mais leve provocado através de uma ferramenta impulsionada pela força do homem, como no caso de um taco de beisebol, de um martelo ou machado.

Mas pode ser também, e é principalmente por essa causa, para inibir os ataques feitos através do uso da arma de fogo. O vidro blindado consegue evitar que o projétil da arma penetre atingindo o motorista ou os demais passageiros.

Nesses casos, o vidro é visualmente igual a qualquer um. Ele é transparente. É importante salientar, no entanto, que o vidro blindado não é totalmente impenetrável ou indestrutível. Existem diversos níveis de blindagem que precisam ser verificados antes da instalação.

Esse tipo de vidro é produzido a partir da combinação de vários outros. O comum é que haja dois tipos de vidro, um mais resistente e outro macio. Os dois têm funções distintas que juntas contribuem para a proteção.

A parte macia não permite que o vidro estilhace ao invés disso ele se torna flexível quando algo o atinge. A parte mais resistente, a dura, ajuda para a resistência do impacto.

A espessura do vidro blindado irá variar de 19mm a 76mm. É essencial que os tipos de vidros utilizados sejam parecidos, para que não torne o vidro opaco ou distorcido.

Agora é lei

Com a demanda de vidro blindado crescendo consideravelmente no Brasil, foi necessário a criação de leis para controle de qualidade e fabricação do produto. O exército brasileiro junto com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) elabora a regulamentação dos diferentes tipos de blindagem e suas especificações.

Vidro blindado com 3 camadas

Primeira camada: É constituída pelo vidro que ficará na parte externa, mais exposta. Será a primeira etapa de atrito com a bala, então ela chegará com maior velocidade e em alta rotação. O projétil será corroído e deformado, visto que o vidro é de um material abrasivo.

Segunda etapa: É constituída por uma camada de plástico que vem logo após o primeiro vidro. A função do plástico é de amortecer o impacto. Ele será capaz de diminuir a velocidade da bala e irá paralisá-la, evitando que penetre para a última camada (nem sempre isso acontece, as vezes a bala chega até a última camada da blindagem).

Terceira etapa: É constituída por uma outra camada que também é de vidro e que foi feita para nunca ser atingida pela bala. No entanto, acontece em algumas situações que esta camada se estilhace por causa da energia que foi criada pelo impacto. Essa é a importância dos vidros blindados serem finalizados com uma pequena e fina camada de plástico: ela prende os estilhaços impedindo que atinja e fira alguém.

Alternativa de preço

É uma necessidade se assegurar do ataque de bandidos com arma de fogo ou outros objetos que possam fazer prejuízo ao vidro e permitir que eles consigam acesso ao carro ou casa da gente. No entanto, apesar da grande demanda, blindar um vidro ainda é muito caro. Muita gente fica frustrada por não poder, financeiramente, se assegurar desta forma.

Pensando nisso, outras maneiras de blindagem têm sido feitas. Existe uma forma de blindar o vidro utilizando laminados de segurança que serão acoplados aos vidros comuns. É utilizado um adesivo super-resistente para a aplicação, e a sua proteção é muito similar a do vidro blindado normal. Similar, não igual. Além de o preço ser bem mais atrativo, a espessura do vidro e o seu peso é menor 50 a 70%.

Policarbonato para dar resistência

O vidro blindado utiliza policarbonato na sua formação, junto com lâminas de vidro e termoplásticos. O policarbonato junto com esses outros materiais cria a resistência necessária contra os impactos que podem acontecer.

Além disso, com eles o vidro fica com o aspecto de um vidro comum, com transparência e sem opacidade. A camada de policarbonato recebe dois revestimentos que possuem juntos a função de reintegrar um risco causado pelo atrito e o outro evita que haja qualquer risco.

Desgaste da blindagem pela temperatura

Tudo que existe tem a sua vida útil. Existem algumas formas de fazer com que o processo de cuidado e proteção se torne maior, para que a durabilidade seja estendida. Assim como existem coisas que atrapalham o bom funcionamento.

No caso do vidro blindado, as altas temperaturas influenciam no seu bom funcionamento e na sua resistência. A incidência do sol sobre o vidro acaba causando uma exposição enorme aos raios ultravioletas e ao calor.

Em um longo período isso faz com que o policarbonato utilizado para a blindagem, vá perdendo a sua força e ficando mais frágil. É importante verificar com os fornecedores e instaladores do vidro as formas de tratamento e limpeza dele.

Também é imprescindível que o usuário tenha consciência do tempo de vida útil do seu vidro blindado. Continuar fazendo uso dele mesmo após esse período é arriscar a própria vida. Preste bastante atenção a esses detalhes.

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

08 Março 2017 | 18h22  -  http://economia.estadao.com.br/noticias/releases-ae,vidro-blindado-mais-seguranca-necessaria-em-dias-violentos,70001692038

Comentários

Deixe um Comentário


Fechar Mapa

Entre em Contato

Utilize um dos meios abaixo, será um prazer lhe atender

Telefone

(31) 3297-2866

(31) 9-9875.3259 (WhattsApp)

Email

contato@mgblindados.com.br

Localização

Rua Espinosa, 90 - Carlos Prates, Belo Horizonte - MG